Não importa o seu segmento, o atendimento ao cliente deve ser prioridade!
Com a concorrência em alta nos mais diversos setores, uma das únicas coisas que podem diferenciar a empresa é a forma como ela trata seus clientes.
Já se foi o tempo em que as pessoas apenas compravam por ser mais barato, hoje, há muitos que preferem pagar pelo mais caro se for bem atendido.
Então, percebe-se uma tendência em focar no cliente não mais como um simples consumidor, mas algo para trazê-lo e fidelizar.
Trabalhar com público exige habilidades específicas para que seja efetivo no que deseja. Ter um bom atendimento ao cliente vai além de simplesmente atender suas necessidades. A exigência do público é grande e por isso preparamos aqui 10 dicas sobre atendimento ao cliente. Veja!
1. Cada atendimento deve ser único
Trabalhar com o público é trabalhar com a diversidade de pessoas e por isso o atendimento deve ser único, ou seja, não deve ser o mesmo para todos. Cada cliente entra na empresa para sanar uma necessidade e diversas vezes saem do atendimento com mais dúvidas do que quando entrou. Por isso, priorize cada cliente como algo único. Entenda suas dificuldades e tente solucioná-las para que ele saia satisfeito e não confuso e frustrado.
2. Aposte no simples com sofisticação
Não adianta chegar um cliente e você ter o texto decorado para derramar nos ouvidos dele. Isso só tornará o atendimento mecânico e muito previsível. Nos primeiros minutos de conversa você deve traçar rapidamente um perfil do cliente e assim adequar sua linguagem para que seja efetivamente compreendido. É exatamente por esse motivo que ter um texto decorado não é algo aconselhável, pois cada cliente é único e entenderá a mensagem de maneira diferente.
3. Saiba identificar a necessidade do cliente
Como já falamos brevemente, cada cliente o procura para solucionar um problema ou sanar uma necessidade. Para que seu atendimento ao cliente seja realmente bom é indispensável que antes de oferecer um produto ou serviço, primeiro saiba identificar a necessidade desse cliente. Sabendo a necessidade ficará mais fácil direcionar o cliente para o melhor caminho.
4. Seja simpático na medida com o seu cliente
Existem duas situações ruins em relação ao atendimento ao cliente: Simpatia em excesso e antipatia. Sabemos que nenhum extremo pode resultar em algo bom. Por isso é importante buscar o equilíbrio, ser simpático nos momentos oportunos e nunca, em nenhuma hipótese, ser antipático. Ninguém quer comprar com uma pessoa mal-humorada, mostre que é profissional mesmo em um dia ruim, separe o pessoal do profissional e seja efetivo no atendimento.
5. Invista na sua formação
Aprender nunca é demais! Então por que não estudar sobre técnicas de um bom atendimento?
Há vários e inúmeros cursos gratuitos ou a preços bem em conta na área de atendimento para que você possa se aperfeiçoar, basta pesquisar no google. Vamos te dar a dica aqui de um curso que está na plataforma Udemy para transformar seus clientes em seus verdadeiros fãs. A certeza de se aperfeiçoar nas técnicas de atendimento é que passará a ter melhores resultados e assim sempre inovar suas técnicas.
6. Ouça a voz da experiência
Ouça quem já trabalha no ramo antes de você. Mesmo que não concorde com tudo, sempre há algo a se aproveitar. Adeque as técnicas compartilhadas ao seu modo de atendimento ao cliente, dessa forma estará sempre aprendendo, mas sem perder a sua marca.
7. Sinta prazer em atender
Quando sentimos que a pessoa é feliz fazendo o que faz, parece até que acabamos nos levando até chegar a consumir o que nem fazia parte do plano. Isso é o que acontece quando uma pessoa é feliz fazendo o que faz, simplesmente contagia seus clientes, e o melhor, reverte tudo em vendas. Ótimo, não?!
8. Seja claro
Uma coisa que os clientes não gostam é de um atendimento enrolado, onde se fala e fala, mas não se diz nada de verdade. Por isso seja objetivo e mostre a realidade deixando claro quanto ao que pode oferecer em relação aos seus produtos ou serviços, pois sendo honesto terá mais a ganhar do que imagina. Credibilidade é tudo!
9. Faça o agora pensando no depois
Esta dica é básica: não pense que seu cliente é aquele consumidor de uma vez só. Sempre faça as vendas imaginando que mais tarde ele pode voltar para uma compra maior, mas se for mal atendido, além de não voltar a comprar com você pode nem voltar à empresa.
10. Transmita confiança
Por último, mas não menos importante: transmita confiança!
Um atendimento eficaz transmite confiança nos esclarecimentos sobre o produto ou serviço que se quer vender e não pode se intimidar com os questionamentos ou reclamações do cliente. Por isso treine sua equipe de vendas para que possua alto conhecimento sobre os seus serviços. Seu time precisa se tornar a sua voz junto ao seu cliente. Um atendimento ao cliente pautado em confiança vai trazer segurança e assim mais conversões. Gostou de conhecer as 10 dicas sobre atendimento ao cliente? Coloque tudo em prática e veja os resultados.
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